Gestão de pessoas
1 INTRODUÇÃO
Após entrevista realizada com colaboradora da empresa farmacêutica para verificar como a organização lida atualmente com os fatores relacionados à gestão de pessoas, serão apresentados aspectos ligados à orientação das pessoas na organização, quais os métodos de avaliação de desempenho utilizados pela instituição para avaliar seu desempenho humano. Como é realizada a remuneração, quais são os programas de incentivos e planos de benefícios aos colaboradores, quais os treinamentos proporcionados a eles e se há uma preocupação por parte da organização em relação à segurança e qualidade de vida no trabalho. Após descrição dos aspectos citados acima, será apresentado sugestões para melhoria dos mesmos, assim a organização poderá ter um maior desempenho em relação a eles.
2 A ORGANIZAÇÃO
A organização analisada atua no ramo farmacêutico desde a década de 50, começando por uma pequena farmácia na cidade de Santo André. No ano de 2000 a indústria teve início no interior do estado de São Paulo, na cidade de Hortolândia, sendo considerado um dos maiores e mais modernos laboratórios da America Latina.
Dividida em divisões de negócios cujos alvos a serem atendidos são farmácias, prescritores, distribuidores, governo e consumidores físicos, disponibiliza medicamentos de altíssima qualidade contando com a prestação de serviços de aproximadamente 4.500 colaboradores. Completando 50 anos a indústria expande-se com filiais em Manaus, Brasília e Jaguariúna, além de exportar para o exterior em países como Itália, China, Cuba e países da Europa, África, Ásia, e Oriente Médio estando presente em mais de 40 países.
Premiada segundo a lupa de ouro em mais de 10 vezes onde a premiação equivale ao prêmio Oscar no ramo do setor farmacêutico, e outros prêmios como “Empresa do Bem”, Valor Mil, dentre outros.
Constituído o organograma vertical, ou mais conhecido como clássico que segundo Chiavenato (2001) é mais usado