Seminario
As técnicas de ensino socializado ou de grupos, já há alguns anos, vêm sendo largamente utilizadas por professores em substituição às aulas expositivas,muito criticadas pela pouca participação do aluno no processo de ensino-aprendizagem.
O ensino socializado na sala de aula teve sua origem no movimento da Escola Nova e,mais especificamente,a partir dos estudos feitos pelos psicólogos sociais,que criam um ramo de estudo feitos pelos psicólogos sociais,que criaram um ramo de estudo mais conhecido por Dinâmica de Grupo.
A Dinâmica de grupo é inspirada na Psicologia da Gestalt e na teoria de Kurt Lewin,que visa a analisar a natureza dos grupos, as inter-relações de seus membros,as alterações que se processam em seu âmago,geradas por forças internas e externas.
No campo da Didática, sob o enfoque crítico,o ensino socializado é centralizado na ação intelectual do aluno sobre o abjeto da aprendizagem por meio da cooperação entre os grupos de trabalho,da diretividade do professor,não só com a finalidade de facilitar a aprendizagem mas, também, para tornar o ensino mais crítico (explicitação das contradições) e criativo (expressão elaborada). Nesse sentido,tanto o professor quanto o aluno deixam de ser sujeitos passivos pra se transformar em sujeitos ativos,capazes de propor ações coerentes que propiciem a superação das dificuldades detectadas.
2(Adriana)-O SEMINARIO COMO TECNICA DE ENSINO
Etimologicamente o nome desta técnica vem da palavra latina seminariu,que significa viveiro de plantas onde se fazem as sementeiras.Sementeiras indica a idéia de proliferação daquilo que se semeia,local onde se coloca a semente. Isso significa que o seminário deve ser a ocasião de semear idéias ou de favorecer sua germinação.(Dicionario da Lingua Portuguesa de Aurelio Buarque de Holanda).
No sentido amplo,seminário significa um congresso científico,cultural ou tecnológico,isto ´,um grupo relativamente numeroso de pessoas