108127640388

512 palavras 3 páginas
Olá alunos,

Esse é o nosso primeiro fórum da disciplina, peço que leiam a pergunta com atenção e também o texto abaixo, procurem refletir bastante sobre o tema antes de compartilhar sua opinião com os colegas. Lembre-se que também está sendo avaliado sua capacidade de ser coerente, argumentivo e de usar vocabulário adequado.
------------------------------------------------
Obsolescência Programada: filme explica por que produtos têm vida útil curta

O documentário espanhol Obsolescência Programada, lançado em 2010 na Europa, chegou apenas neste ano aos Estados Unidos, com o nome de The Light Bulb Conspiracy (A Conspiração da Lâmpada, em inglês). Sua diretora, Cosima Dannoritzer, foi à América para divulgar e apresentar sua obra em festivais. Apesar de não ser um filme inédito, retoma-se a discussão de seu tema principal: a indústria determina duração curta para alguns produtos com o objetivo de estimular o consumo das versões mais atuais.

Basta pensar na seguinte situação, bem recorrente: seu aparelho de DVD quebra; você o leva para o conserto, mas o orçamento fica tão caro que vale mais a pena comprar um novo! O motivo de o equipamento antigo ficar obsoleto? Como mostra a Obsolescência Programada, ele chegou ao limite programado pelo próprio fabricante.

O documentário começa apresentando o que ocorre com a indústria de lâmpadas. Na década de 1920 cada uma durava 2500 horas. Hoje elas aguentam, em média, cerca de 1000 horas. Essa diferença aconteceu porque os fabricantes acordaram que elas deveriam “morrer” mais rápido para que os consumidores precisassem comprar mais. Há também exemplos sobre: - impressoras que registram a quantidade de páginas que imprimem e param de funcionar a partir de um número determinado de impressões ou - meias-calças produzidas com fios de baixa qualidade, depois de sua fabricante ter confeccionado um tecido altamente resistente, para que as mulheres comprem o artigo com frequência.

Além de estimular um ciclo vicioso de

Relacionados