Seminario
Seminário do livro “O Alienista-Machado de Assis”
Contexto Hstórico e Escola Literária
Professora: Gloria
2 EM “A”
Ana Carolina n-01
Bruna Polli n-02
Caio V- n
Gabriella Milane n-09
Vitória Castello n-16
Sumario
Introdução...........................................................................03
Machado de Assis...............................................................04 a 07
Escola Literária....................................................................08 a 09
Contexto Histórico...............................................................10
Bibliografia.........................................................................11
Introdução
O Alienista é uma célebre obra literária do escritor brasileiro Machado de Assis. Para alguns especialistas, trata-se de uma novela, outros o consideram umconto. A maioria dos críticos porém, considera a obra um conto mais longo, por causa da sua estrutura narrativa.
Publicado em 1882, quando aparece incorporado ao volume Papéis Avulsos, havia sido publicado previamente em A Estação (Rio de Janeiro), de 15 de outubrode 1881 a 15 de março de 1882. É a base para o tipo de conto brasileiro que viria a seguir, assim como peça fundamental do Realismo. Para muitos, é considerado como o primeiro romance brasileiro do movimento realista. Uma frase dita por Machado de Assis: "Se você não é um homem, então, não tem palavras o suficiente para falar a respeito de outros homens..."
Machado de Assis
Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina