SEMINARIO SAUDE MENTAL 1
ESCOLA DE ENFERMAGEM
DISCIPLINA: SAUDE MENTAL
SAÚDE MENTAL NO ESPAÇO DA CIDADE
Camila Pacheco
Fernanda Maria
Helen Gandra
Josiane Cristina
Karina de Freitas
Samara Mariana
Belo horizonte
Maio 2013
Camila Pacheco
Fernanda Maria
Helen Gandra
Josiane Cristina
Karina de Freitas
Samara Mariana
SAÚDE MENTAL NO ESPAÇO DA CIDADE
Trabalho apresentado à disciplina Saúde Mental, do Curso de Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.
Belo Horizonte
Maio/ 2013
IINTRODUÇÃO O número de asilos no Brasil vem crescendo assustadoramente, sendo de extrema importância conhecer melhor este segmento de cuidado e a forma como este se insere nos espaços da cidade. A internação de indivíduos idosos têm sido muitas vezes inevitável, tornando-se necessário que o local de cuidado funcione como uma alternativa que proporcione dignidade e qualidade de vida, incentivando a autoestima e o autocuidado. A instituição tem que romper com sua imagem histórica de segregação e se tornar uma saída, uma opção, na vida dos idosos, cooperando com seu bem-estar físico e mental.
As questões físicas, econômicas, sociais e psicológicas relativas ao envelhecimento e à velhice atingiram considerável visibilidade nos últimos anos e vários pesquisadores têm se interessado pela compreensão das necessidades e características da população idosa, na medida em que a demanda por atendimento a esse segmento cresce consideravelmente.” (Freire, Resende e Rabelo, 2004).
OBJETIVO
Elaborar comparações de ambas as descrições, do Lar de idosas e da Casa Verde, destacando o grupo de pessoas que habitam, funcionamento interno, estrutura e a relação do convívio familiar com as pessoas que vivem nessas condições;
Estabelecer a relação entre conteúdos da disciplina saúde mental, o local visitado, o conto “O Alienista” e os espaços da cidade;
.
METODOLOGIA
Para realização deste trabalho foi feita a visita