Elastrografia

488 palavras 2 páginas
INTRODUÇÃO A MEDICINA
VETERINÁRIA
RADIOLÓGIA VETERINÁRIA: Inovação
Tecnológica em diagnóstico por imagem aliada a ultrassonografia
“ELASTROGRAFIA”
TRÊS LAGOAS , 23 de MARÇO de 2015.

Medico Veterinário Radiologista:
 A radiologia é um importante instrumento diagnóstico não invasivo que permite a avaliação de tecidos ósseos, órgãos torácicos e abdominais.
 Todos animais podem ser examinados radiograficamente, desde peixes até grandes mamíferos porém os animais de pequeno porte, como os cães e o gatos, são submetidos com maior frequência ao procedimento.
 Para a realização do exame, na maioria dos casos, não é necessário utilizar sedação ou anestesia. Somente a contenção com o auxílio do proprietário (somente uma pessoa) do animal e o posicionamento pelo técnico são suficientes.

ELASTROGRAFIA

 Novo método diagnóstico que utiliza um aparelho de ultrassonografia e que avalia a rigidez dos órgãos examinados.  É um exame não invasivo para avaliação da elasticidade dos tecidos, diferenciando tecido de consistência normal daquele de consistência aumentada, rígida. A sua principal indicação, reside na diferenciação dos nódulos benignos e cancerígenos da glândula tireoide e das mamas. A eletrografia surgiu na última década como um método associado à ultrassonografia, capaz de fornecer informações sobre as propriedades acústicas (ecogenicidade e textura) e os atributos mecânicos (dureza) de uma área de interesse relacionada ao tecido adjacente

Princípios físicos da eletrografia
A eletrografia é baseada nos princípios físicos relacionados aos conceitos de força de compressão, tração e tensão ou elasticidade, ou seja, as propriedades mecânicas dos tecidos. Até um limite, dependendo do material (tecido vivo) e da temperatura, as tensões aplicadas ao meio são aproximadamente proporcionais às deformações.

Principal atuação da elastrografia
Mamaria
Fígado
Tireoide
Próstata

Área atuação da medicina veterinária
 RADIOLOGIA E DIAGNOSTICO POR IMAGEM

Dado

Relacionados

  • Parecer Técnico-Científico:
    3301 palavras | 14 páginas
  • Etilismo e cirrose
    28376 palavras | 114 páginas