O QUE FILOSOFAR 1
DO MITO À RAZÃO
Um dos papéis do filósofo é denunciar os mitos que impedem a visão da verdade racional.
Filosofar é ver o relâmpago como fenômeno natural e não como vingança ou ameaça divina.
Não houve época na cultura ocidental em que não tivéssemos filósofos buscando a verdade e combatendo a ignorância, o obscurantismo, a dominação do homem pelo homem, as guerras e outros atos irracionais que infelicitam a humanidade.
OS CONCEITOS DE FILOSOFAR
O Verbo filosofar pode ser usado com três significados distintos:
Como simples sinônimo de “pensar”. Às vezes, doenças ou morte de pessoas próximas, decepções, perdas irreparáveis e outros problemas existenciais nos fazem pensar (“filosofar”) sobre o sentido da nossa vida. Mas esse significado é por demais vago e amplo para caracterizar o verdadeiro sentido do filosofar.
Como sinônimo de “saber viver”. Aqui, filosofar é viver com sabedoria. O sábio é aquele que se torna um exemplo vivo das virtudes apreciadas em uma sociedade e é tomado como ponto de referência para fortalecer o valor das tradições vigentes. É nesse sentido que as sabedorias orientais são também chamadas “filosofias”.
Como “o filosofar propriamente dito”, que teve início na Grécia, em torno dos séculos VI e V. a .C. Por essa época, começou-se a repensar o cosmo, o homem e os deuses com base na razão. Para os primeiros filósofos, assim como para os filósofos de todos os tempos, a razão é o único instrumento para ler e interpretar a realidade. Filosofar, portanto, é encontrar a verdade por meio da razão.
MITO & FILOSOFIA
A civilização grega se desenvolveu na Península Balcânica, a mais oriental do sul da Europa, rodeada de inúmeras ilhas. Seu relevo montanhoso facilitou a formação de grupos humanos isolados e autônomos, como de fato foram as cidades-estados (as polis).
A pouca fertilidade do solo acidentado foi compensada pela existência de ótimos portos naturais. Assim, os gregos puderam desenvolver a navegação e o comércio,