Projeto saude mental
PONTA GROSSA
JULHO 2004
Introdução:
O projeto visa trabalhar de acordo com as diretrizes da Reforma Psiquiátrica e orientar quanto a abrangência do campo da saúde mental (diagnóstico, contexto sócio cultural, capacitando para a compreensão das psicopatologias (depressão, psicoses, uso e abuso de Substancias Psico Ativas - SPA), dentro do ciclo de vida.
Romper com os preconceitos existentes em torno da doença mental, levando a realização de ações que promovam a inclusão social, possibilitando outra forma de atendimento que não a manicomial, diminuindo o preconceito e a segregação da loucura.
Origem da demanda:
Instituto de Saúde de Ponta Grossa e 3º Regional de Saúde.
Entidade Executora: PAEPS CAMPOS GERAIS -3º, 4º, 6º e 21º Regionais de Saúde
Coordenação:
Maria Geny Kasper
Instituto de Saúde de Ponta Grossa
Coordenação Municipal de Saúde Mental
Justificativa
Devido a desativação de 100 leitos psiquiátricos do S/A Hospital Psiquiátrico Franco da Rocha, que presta atendimento a macro região,(atendendo a demanda de 12 municípios), necessitamos preparar as equipes de saúde dos municípios , para receberem os pacientes da saúde mental e realizarem o acolhimento necessário, inclusive estarem preparados para agirem de forma adequada em situações de crise.
Outro fator preocupante em nossa região é a carência de serviços substitutivos, já que a cultura hospitalocêntrica predomina ainda. Portanto a capacitação de recursos humanos é fundamental para o entendimento da lógica dos serviços substitutivos e sua implantação nos municípios com mais de 70.000 habitantes, e dos direitos dos portadores de transtornos mentais de receberem um atendimento mais humanizado.
Além da cultura da hospitalização( realizada por uma rede privada) outro atendimento oferecido aos usuários da saúde mental é o do Ambulatório de Saúde Mental da rede pública, que atende