saude mental pesquiza
Dados do Projeto e do Proponente
Proponente
Ricardo Vianna Martins
Título do Projeto:
Saúde Mental na Região Norte do RS - ano II
Referência do Edital: Edital N. 02- 2010- Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX)
Unidade Executora
(Centro e Departamento):
CESNORS - Enfermagem
Data:
14/4/2010
Registro
023889
Palavras Chave:
Saúde mental; formação continuada; reforma psiquiátrica; CAPS
1 CARACTERÍESTICA E JUSTIFICATIVA
A saúde mental, na lógica do Ministério da Saúde (MS), tem os seus fundamentos no SUS, na Rede de Atenção Básica e nos CAPS. Os dois últimos são os dispositivos que fazem no município o acolhimento e o tratamento das pessoas que chegam ao serviço. Mais do que uma política de resultados ou de “cura”, importa que os sujeitos que aí chegam (RIBEIRO, 2005) tenham nestes serviços, antes de tudo, um acolhimento nas suas singularidades e encontrem aí uma referência.
Os CAPS, criados oficialmente pela Portaria GM224/92 (MS, 2004), têm como objetivo dar andamento objetivo às propostas oriundas da reforma psiquiátrica, que fazem o repúdio ao modelo asilar e à concepção de loucura como doença mental. Devem oferecer serviços substitutivos e de caráter comunitário, que possam referenciar os sujeitos, dando-lhes um lugar possível de circulação, por mais exótica que possam parecer suas singularidades.
O documento segue orientando para a organização da saúde mental na assistência básica “a partir da constituição de núcleos de atenção integral na saúde da família. Estas equipes deverão dar suporte técnico (...) às equipes responsáveis pelo desenvolvimento de ações básicas de saúde para a população (PSF e ACS)” e referenciadas aos CAPS ou a “(...) outro serviço de saúde mental de referência”.
O projeto ora proposto é a continuação do projeto “Saúde Mental na Região Norte do RS”, executado em 2009, com financiamento FIEX e em parceria com a 15ª