Fabricio
ENGENHARIA CIVIL
CIMENTO PORTLAND BRANCO - DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO
Engenharia Civil – Materiais de Construção Civil II Profª Juliana Simas Acadêmico: Camilla Moreira Alves Fabricio Vieira Rodrigues
Anápolis
2013
INTRODUÇÃO
Este método de ensaio tem correspondência com a norma NBR-7215 de 1996, da ABNT. O método compreende a determinação da resistência à compressão de corpos de prova cilíndricos de 50 mm de diâmetro e 100 mm de altura. Nesta experiência, o cimento utilizado foi o CPB-40, estrutural. Após a pesagem de cada material (cimento, água e os quatro tipos de diâmetros de grãos de areia), os moldes dos corpos de prova foram “untados” com óleo vegetal. A argamassa foi preparada em um misturador mecânico no qual todos os agregados são devidamente misturados seguindo rigorosamente as especificações do manual, tomou-se cuidado principalmente com o tempo de mistura de cada item e da velocidade assim especificada.
OBJETIVO
O objetivo do ensaio é determinar a resistência mecânica do cimento Portland à compressão, que é obtida pela ruptura dos corpos de prova através da prensa hidráulica universal, após 7 dias, pois o ensaio começou dia 18 de agosto aproximadamente ás 19:30 hrs e os corpos de prova foram desmoldados dia 25 de agosto aproximadamente ás 19:40 hrs .
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
Cimento Portland (CP B - 40) – (624 + 0,4) gramas;
Balança sensível a 0,1g;
Recipiente para coletagem da amostra;
Areia normal (ABNT/NBR 7214) – para a argamassa:
Fração grossa (468 + 0,3) gramas;
Fração média grossa (468 + 0,3) gramas;
Fração média fina (468 + 0,3)