PROJETO PESQUISA SAUDE MENTAL
Departamento de Psicologia
Métodos de Pesquisa em Psicologia I
Projeto de Pesquisa
Autoras:
Goiânia, 2015/2
Tema:
Saúde Mental
Assunto:
Saúde Mental Pública
Problema
Pesquisar a qualidade do atendimento às pessoas com transtornos mentais nos CAPS goianiense, bem como pesquisar os fatores que interferem nos atendimentos.
Objetivo
Apurar a qualidade do atendimento às pessoas com transtornos mentais nos CAPS goianiense, bem como pesquisar os fatores que interferem nos atendimentos.
JUSTIFICATIVA O conceito de saúde envolve mais do que condicionamento físico, já que implica também bem-estar mental e emocional. Uma pessoa revoltada, frustrada, emocionalmente instável, mas em excelente condição física não pode ser considerada saudável, porque não está em perfeita harmonia com seu ambiente. Um indivíduo nesse estado é incapaz de emitir juízos corretos e de ter reações racionais. Em Abril de 2001, por ocasião da celebração do Dia Mundial da Saúde, após mais de dez anos de intensos debates, no Congresso e sociedade civil, foi sancionada pelo presidente da Republica uma nova e moderna lei de saúde mental (Lei n 10.216, de 6/4/2001). Este documento que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, impondo, novos desafios à sociedade e, em particular, os gestores públicos de saúde, no rumo da construção de um modelo assistencial que se coadune com este novo dispositivo legal. Com base nessas informações, serão formulados questionários que nos fornecerão informações sobre a eficácia da Saúde Mental Pública. É Importante ressaltar o desenvolvimento dos CAPS, pois têm assumido um papel estratégico na organização da rede comunitária de cuidados, fazendo o