seminario integrador
Tudo começou com a Revolução de 1930, com a eleição de Getúlio Vargas, dando o fim na
República Velha ou República do Café com Leite. Naquela época a economia brasileira era totalmente dependente das exportações do café. Com a crise de 1929, os cafeicultores viram seus estoques ficando cada vez maiores, com isso era constante as demissões dos funcionários. Saiu perdendo também os consumidores, porque o Brasil foi obrigado a diminuir sua importação dos produtos industrializados, uma vez que não tinha mais indústrias que pudessem suprir a demanda no país. Com o objetivo de contornar a situação causada pela Crise de 1929, o governo opta por comprar o café excedente, repassando aos agricultores para evitar as demissões. Medidas intervencionistas na economia foram tomadas pelo Estado para modernizar a economia e assim incentivando a industrialização.
A partir do ano de 1937, o Estado sofreu uma intensa reforma na administração, saindo de um sistema patrimonialista passando para um sistema burocrático, foi quando começaram o surgimento das agências e empresas estatais, como a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a
Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), com o objetivo de fazer com que a economia brasileira e a indústria se desenvolvessem.
A