Gestão de Projetos
Resumo: Tendo em vista um cenário competitivo e a necessidade de desenvolvimento gerencial para acompanhar e gerar mudanças no ambiente organizacional, muitas empresas começam a implantar a Gestão por Competências, levando em consideração o fator humano, que é um diferencial importante nas organizações. Partindo desse pressuposto, esse estudo analisa os principais conceitos teóricos e as práticas de gestão por competências. Conclui-se que o modelo de gestão por competências é uma ferramenta muito importante, pois possibilita identificar conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas por cada indivíduo da organização, bem como a oportunidade de definir as competências organizacionais e essenciais da empresa.
Palavras chave: Recursos Humanos, Gestão de Projetos, Gestão por Competências.
1- Introdução
Projeto é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultados únicos. Tem um início e fim definidos no tempo, e, portanto, um escopo e recursos definidos. E é único no sentido de que não se trata de uma operação de rotina, mas um conjunto específico de operações destinadas a atingir um objetivo em particular. Assim, uma equipe de projeto inclui pessoas que geralmente não trabalhavam juntas, algumas vezes vindas de diferentes organizações e de múltiplas geografias.
Exemplifica-se como projetos, o desenvolvimento de um software para um processo empresarial aperfeiçoado, a construção de um prédio ou de uma ponte, o esforço de socorro depois de um desastre natural, a expansão das vendas em um novo mercado geográfico. E todos devem ser gerenciados de forma especializada para apresentarem os resultados, aprendizado e integração necessários para as organizações dentro do prazo e do orçamento previstos.
O Gerenciamento de Projetos, portanto, é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos