Senhor
. Linguagens Assembler (ou linguagens de segunda geração) reduzem as dificuldades para escrever o código de linguagem por meio do uso de programas tradutores (assemblers) que conv ertem a linguagem simbólica do código em linguagem de máquina.
Linguagens de alto nível
. Linguagens de alto nível (ou linguagens de terceira geração) utilizam instruções, chamadas declarações que se assemelham à linguagem humana ou a instruções matemáticas. São traduzidas em linguagem de máquina por compiladores ou intérpretes. Linguagens de quarta geração
. O termo linguagem de quarta geração descreve uma série de linguagens de programaç ão que são menos procedurais e mais conversacionais que as linguagens anteriores. Linguagens não pr ocedurais deixam que os programadores especifiquem os resultados que desej am, enquanto o programa trabalha com o computador para determinar a seqüência de in struções que produzirá aqueles resultados.
Linguagens orientadas a objetos
. A programação orientada a objetos (OOP) vincula dados e instruções em objetos que podem ser combinados de muitas maneiras diferentes com outros objetos para cria r programas. Ao contrário das linguagens procedurais, os sistemas orientados a objet os ordenam que outros objetos executem ações sobre si mesmos. Assim, os objetos são mais eficientes e podem ser utilizados de novo para criar novos programas. Java é um exempl o de uma programação orientada a objeto, especificamente projetada para aplicações em tempo real, interativas e baseadas em redes. O que torna a Java tão especial é que ela é independe nte de plataforma computacional. Isso significa que qualquer computador e qualquer sistema operacional em qualquer lugar de uma rede pode executar programas de Java.
HTML
. É uma linguagem de descr ição de página que cria docum entos em hipertexto ou hipermídia. A HTML embute códigos de controle
, ou rótulos (tags) no texto ASCII de um documento. Esses