seminário integrador
Cada vez mais educadores descobrem o potencial de usar conteúdos multimídias para ensinar. A nova geração de jovens já tem pleno domínio da tecnologia e a companhia de computadores em sala de aula é a nova realidade de algumas escolas
Publicado em 18/03/2009 | RICARDO AMPUDIA
Comentários (0)
A educação não poderia ficar de fora da revolução digital. Muitas escolas já perceberam a eficácia das novas tecnologias no ensino e levam os computadores para dentro da sala ou ensinam os alunos a pesquisarem corretamente usando a internet como ferramenta.
Mas os especialistas alertam: os professores e pais têm de se atualizar e conhecer a fundo esses novos recursos. Trabalho difícil em meio ao conflito de gerações que se desenha: de um lado os alunos, acostumados a banda larga e ao celular; de outro, professores que um dia desejaram um moderno videocassete em sala.
Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Ampliar imagem
Sílvia Darromqui pesquisa na internet e seleciona arquivos para serem exibidos em sala de aula.
Mais eficiência
Veja as dicas para acertar em cheio nos sites de buscas:
Copiar e colar
Selecionar o primeiro resultado encontrado em sites de busca não é a atitude mais inteligente ao pesquisar. Confira sempre de onde vêm as informações, se o site é conhecido e confiável e compare os dados com os de outras fontes seguras. scholar.google.com.br É o site do Google Acadêmico, que busca, a partir de um termo específico, artigos revisados por especialistas, teses, livros, resumos e artigos de editoras acadêmicas, organizações profissionais, bibliotecas de pré-publicações, universidades e outras entidades acadêmicas.
Direto ao ponto
No Google, use junto ao termo pesquisado algumas chaves, para ter mais eficiência:
* Entre aspas para procurar por frases completas. * Com a expressão “filetype:” mais a extensão do arquivo desejado para definir o tipo de arquivo.
* “Date:”, para definir a data em que o arquivo foi publicado na