Independencia da América Espanhola
Tudo começa com a descoberta da América (1492) por Cristóvão Colombo, que encontra por acaso enquanto estava a procura de um caminho alternativo para as índias. Em todos locais descobertos por ele, ele foi considerado como administrador do local. Ele era excelente navegador, mas como governador era péssimo por isso acabou quebrando em 1500.
A Espanha e Portugal começaram a brigar por terras, então foi criado o tratado de Tordesilhas (1494), que constituía em dividir as terras para ambos.
Pablo Neruda conquistou a América da seguinte forma “Espada, cruz e fome”... Doenças também entravam. A espada era marcada pelas armas de fogo mais cavalos, que geravam medo; a cruz era marcada pela religião cristã e o processo de aculturação que tinha como objetivo destruir a cultura dos nativos e a fome, na América não havia 1 ser que não passasse fome, pois os colonizadores destruíram a agricultura nativa; as doenças foram levadas pelos espanhóis, ex varíola, gripe e sarampo.
A primeira expedição para o México oficial foi liderada por Hernan Cortez, que com 500 soldados vai para a região de Vera Cruz. Chega a uma tribo do antigo império asteca. Receberam ele com muita hospitalidade e deram um presente para ele, uma escrava, Malitizii ( Dona Maria) Dona Maria foi vendida pelos pais e depois vendida de novo pelos outros donos, por fim foi dada para Hernan.
Ela foi a chave para a conquista da América pois ajudou Hernan em TUDO, falava muitas línguas o que ajudava na comunicação com outros países. A ideia principal de hernan era conseguir alianças.
Montezuma convida Hernan para uma conversa. Hernan o prende e pega todas suas riquezas, mas havia um problema, suas tropas andavam pela cidade abusando do poder, pois os astecas acreditavam que eles eram deuses. O império asteca se revolta ao saber que eles estavam mentindo.
Hernan foge de barco e sem poder se livrar das armas, para se proteger uma montezuma como escudo, e ele acaba sendo