Seminario comunicação empresarial
A comunicação interna é uma atividade meio, o que significa que ela cumpre um papel restrito na organização. Se a estratégia for mal concebida, a melhor prática de comunicação não surtirá efeito algum. Tornar algo público para os colaboradores não é sinônimo de sucesso, mas não faze-lo geralmente é sinônimo de fracasso.
Eventualmente, a comunicação interna também auxilia que os colaboradores exponham suas impressões para a liderança propondo o suporte operacional para reforçar as pesquisas de clima motivacional e avaliações de desempenho. Este suporte consiste na correta definição dos veículos e formatos corretos para que as informações sejam trocadas. Dentre as ferramentas de comunicação interna mais populares, estão o mural de informações, jornais internos, intranet, blog, o contra-cheque e qualquer memorando oficial da liderança.
Mural de informações- Corporativo: O ponto de acesso dos murais estão compatíves estrategicamente ( principal corredor de acesso da empresa ). O ideal é o mural ser um local de avisos e/ou chamadas curtas, que ao passar em frente, o colaborador logo leia o que está escrito.
Jornal Interno- O jornal é um dos principais meios de comunicação interna fixo. E por ser um veículo de acesso de todos os funcionários, sua periciodicidade tem que ser cumprida. Sendo as páginas do informativo em papel reciclado, cores em destaque, conteúdos interativos no informativo, irão despertar maior interesse de leitura pelos colaboradores, valorizando o informativo e, consequentemente, as matérias publicadas. Por meio desse informativo, você estabelece um ambiente d funcionários informados dos