SEMIN RIO DE HIST RIA
.
INTRODUÇÃO
.
<>O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna. Em um quadro de sensíveis transformações que não mais correspondiam ao conjunto de valores pregados pelo pensamento medieval, o renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais da sua época. Ao contrário do que possa parecer, o renascimento não pode ser visto como uma radical ruptura com o mundo medieval.
.
HUMANISMO E RELIGIÃO
.
O humanismo foi, portanto, o núcleo da mentalidade renascentista dos séculos XV e XVI. Nesse sentido, originou um saber e uma cultura que se opunham ao pensamento de sistema medieval, que apostava tudo na onipotência de Deus. Apesar disso, seria equivocado dizer que o renascimento era anticristão. No domínio das artes, por exemplo, a Igreja foi uma das grandes patrocinadoras dos artistas italianos, com o pedrominio de motivos religiosos na pintura, sobretudo temas bíblicos, além do retrato e da pintura de personagens da mitologia grego-romana.
Por mais que o ser humano fosse valorizado, nunca se chegou a duvidar da existência de Deus. Tratava-se de humanizar o divino, não de negá-lo. O máximo que ocorreu nessa época em relaçao á religião foi a constentação das práticas da Igreja de Roma pelas reformas protestantes.
características principais:
- Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais;
- As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;
- Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus
(teocentrismo), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo);
- A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande