Semana de arte moderna - 1922
Professor: Jheimyson
3ºAno
Wesley Lopes de Morais
1ºGeração Modernista
Recife
2013
Wesley Lopes de Morais
1ºgeração do modernismo no Brasil
Trabalho desenvolvido para a disciplina de Literatura, como parte da avaliação referente a 1º unidade.
Recife
2013
Índice
Capa – pág 1
Contracapa – pág 2
Índice – pág 3
Apresentação – pag 4
Introdução -pág 5
Metodologia – pág 6
Objetivos – pág 7
Desenvolvimento – pág 8 à 11
Conclusão – pág 12
Referências bibliográficas – pág 13
Anexos- pág 14 e 15
Apresentação
Nós discursaremos a respeito da 1° geração modernista com nomes como Heitor Villa-Lobos, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Vitor Brecheret, Anita Malfati, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral.
A compreensão é a chave-mestra para compreender os demandos literários e históricos do período, bem como seus fatos e suas consequências para sociedade atual moderna.
Será que em 2022(Centenário da Semana de arte moderna de 22) apresentaremos a tao esperada consciência dos feitos destes artistas?
Introdução Caracterizada por uma oposição entre o projeto formal inovador e a proposta de resgatar elementos da cultura tradicional, a primeira geração de modernistas desenvolve uma arte experimental, de acordo com o projeto fixado por Mário de Andrade na Semana de Arte Moderna de 22. A produção destes iniciadores da arte moderna no Brasil concilia uma linguagem importada das vanguardas modernistas européias, com um conteúdo nativista que resgata as raízes culturais brasileiras.
Estes artistas traziam para outros brasileiros as novidades de Paris, transmitindo novas linguagens vanguardistas. A absorção desta arte presente nos centros europeus une-se à elementos da nacionalidade brasileira, consolidando o projeto modernista. A partir de então, a arte moderna passa a trilhar novos rumos, distanciando-se, no entanto, daqueles estabelecidos na Semana de 22.
Metodologia
Coleta de informações de vários sites, a fim de