Semana ccsa mackenzie
Iris Karavisch TIA 311.351.02
5º i/2013 Comércio Exterior
Procuram-se Camaleões Contextuais
Reportagem de Paula A. Klein
Revista HSM Management set/ outubro 2009
1. De acordo com a reportagem de Paula A. Klein, ela afirma que a questão da empresa ser global atualmente é redundante. Por quê? Primeiro Parágrafo = pag 121.
Pois mesmo se uma empresa tem seu público alvo em um determinado mercado local, ela sofre influências do ambiente internacional da cadeia em que seu produto ou serviço se posiciona. Para sobreviver mesmo optando por atuar apenas no mercado interno a empresa precisa ter visão de futuro para enxergar quais as ameaças e oportunidades externas àquele mercado. Hoje mais do que nunca as empresas não pensam apenas em seu mercado apenas, mas também analisam o que acontece no mercado exterior a fim de serem mais competitivas e rentáveis.
Além desse fato, muitas empresas buscam se internacionalizar, seja exportando para outros países ou abrindo novas sedes em outros países, e também utilizam da importação de muitas matérias e outros componentes de seus produtos. Tornando-se assim empresas globais, pois interagem diretamente com o mercado exterior.
2. Por que a autora menciona que “gerenciar centenas ou milhares de funcionários espalhados pelo mundo inteiro, com diversidades.... é diferente de apenas vender produto no exterior? E como explicamos o fato de se ter metas iguais? 2º parágrafo pag. 121, linhas 19 e 20.
Vender um produto no exterior remete a adaptação do mesmo e de seu marketing para a cultura em que será inserido, entretanto o diferencial que levará ao sucesso ou fracasso é formado principalmente pelas pessoas que formam a força de vendas e as diversas outras áreas que dão suporte ao negócio. Essas pessoas precisam ser geridas de forma adequada, tratando-se de ideais culturais diversos e maneiras de trabalhar diferentes, a gerência dessa mão de