Sem titulo
Polo Senhor do Bonfim-Ba
ACADÊMICOS:
Erick Nascimento Batista – 421806;
Jessica Jaqueline Lima da Silva – 420843;
Railane Alice das Neves – 435207
Ravena de Aquino Conceição – 417813;
Rivania Andrade Souza Brandão – 410190;
Rosimery Ferreira Benevides – 417615;
ATIVIDADE DE PRÁTICA SUPERVISIONADA - ATPS
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
PROFESSOR EAD: Dr. Luiz Roberto Wagner
SENHOR DO BONFIM
Junho - 2013
INTRODUÇÃO:
Desenvolve-se nesse contexto a produção de um relatório dissertativo-argumentativo em relação a leitura e produção de textos desenvolvidos na sociedade. Contendo apontamentos relevantes sobre o conceito de leitura apontado por vários teóricos na literatura, e comparações das definições de concepção de leitura; estratégias de leitura; leitura e a produção de sentido. Ainda contendo identificações de diferentes gêneros textuais e os mecanismos de coesão, identificando os diferentes tipos de textos, dando por fim as principais mudanças ortográficas na Língua portuguesa.
CONCEPÇÃO DE LEITURA:
A leitura é entendida como a atividade de captação das ideias do autor, sem se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor, a interação autor-texto-leitor com propósitos constituídos sócio-cognitivo-interacionalmente. O foco de atenção, é, pois, o autor e suas intenções, e o sentido está centrado no autor, bastando tão somente ao leitor captar essas intenções. A leitura é o processo do qual o leitor realiza o trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem etc.
ESTRATEGIAS DE LEITURA:
Na atividade de leitores ativos, estabelecemos relações entre nossos conhecimentos anteriores constituídos e as novas informações contidas no texto, fazemos inferências, comparações, formulamos perguntas