Química
Departamento de Química
Química Geral Experimental
EXPERIÊNCIA 1
INTRODUÇÃO ÀS TÉCNICAS DE LABORATÓRIO
Diego Souza Mota
Eliza Zamperlini Spinasse
Gracielle Silva Guimarães
Orientador: Walace Doti
Belo Horizonte
Agosto / 2013
1) INTRODUÇÃO Considerando que a realização de qualquer experimento químico utiliza vários elementos de laboratório, a escolha do equipamento a ser utilizado depende do objetivo e das condições de execução da experiência. Pois todas as medidas estão sujeitas a variações. Através da realização dos procedimentos a seguir, a capacidade e desvio dos aparelhos, o manuseio desses, os conceitos de exatidão e precisão e o comportamento perante as técnicas de segurança do laboratório serão ampliadas e compreendidas pelos alunos. 2) OBJETIVO O objetivo das práticas que serão descritas a seguir é apresentar ao aluno os equipamentos e vidraria de uso corrente em trabalhos práticos, bem como a maneira correta de empregá-los. Mostrar ao aluno como se deve fazer a leitura de medidas determinadas no laboratório e como expressá-las cientificamente.
3) MATERIAIS
Balança, Agitador magnético com aquecimento, balão volumétrico de 25mL e de 250mL, bureta de 50mL, proveta de 10, 50 e 100mL, béquer de 50mL e 250mL, pipeta volumétrica de 10mL, pipeta graduada de 10mL, termômetro, tubo de ensaio e pérolas de vidro.
PROCEDIMENTOS
1) Medida da temperatura de ebulição da água: Para medir a temperatura de ebulição da água foi necessário acender o agitador magnético com aquecimento à 100% e velocidade 0. Sobre a chapa foi posto um béquer de 250mL com 100 mL de água e foi posto nesse líquido três pérolas de vidro. Durante a ebulição da água, a temperatura foi medida com o auxílio de um termômetro posto próximo ao centro de gravidade da água.
2) Capacidade de desvios dos aparelhos:
Foi