Seleção por competência
A entrevista é um instrumento extremamente útil no processo de Recrutamento e Seleção. Deve-se recorrer à ela sempre que se tem necessidade de dados que não podem ser encontradas em registros ou fontes documentárias. Assim, quando se trata de conhecer a atitude, preferência, opinião de um indivíduo a respeito de determinado assunto, ninguém está mais em condições do que ele para dar tais informações.
A entrevista consiste em uma conversa para um objetivo definido, além da satisfação que a própria conversa pode produzir. A situação em que se desenvolve a entrevista é, em si mesma, uma situação social em que o entrevistador e o entrevistado interagem não apenas através das palavras que pronunciam, mas também da inflexão da voz, gestos, expressão fisionômica e demais traços pessoais e manifestações do comportamento.
O Gestor de pessoas é o responsável por fazer a gestão desse processo. Cabe a ele selecionar os futuros membros de uma equipe, contando com a parceria da área de Recursos Humanos para assessorar nesse procedimento, utilizando ferramentas adequadas e procurando captar talentos em potencial. É esperado que o processo seletivo, após identificar e estimular os sujeitos a se candidatarem a uma vaga na organização, possibilite distinguir, no grupo de candidatos, quais apresentam maiores condições para desempenhar as funções do cargo a contento. E como saber, de maneira mais segura e objetiva, quais candidatos