Seleção de pessoal no início do século xx
Psicologia Organizacional e do Trabalho - Turma M
Roberta Loureiro Fanucchi Pinto
Seleção de Pessoal no início do século XX
São Paulo
2012
Introdução
No século IXX o trabalho era caracterizado pela produção artesanal e voltado a subsistência não existindo produtividade em grandes escalas.
Com a Revolução Industrial e o surgimento das máquinas e das fábricas, a capacidade de produção aumenta e para atender a esta nova demanda, surge a necessidade de se repensar o modo produtivo, ou seja, os trabalhadores até então donos do conhecimento e da produção, são levados para as fábricas e novas regras são incorporadas a produção.
A Administração Científica, preconizada por Taylor, surge neste interim e estabelece uma nova forma de divisão do trabalho com a finalidade de aumentar a produtividade.
O processo de trabalho é fragmentado, cada trabalhador fará uma pequena parte da peça e somente isto, ou seja, os trabalhadores passam a ser especializados em uma determinada parte da produção, não diversificando o exercício das tarefas. Desta forma a mão de obra torna-se cada vez mais especializada e consequentemente desqualificada.
O planejamento das atividades e o conhecimento do processo de produção, em sua totalidade, ficam a cargo do gestor, assim como o controle dos trabalhadores. O trabalho manual é separado do intelectual.
Com a divisão minuciosa das tarefas, o tempo para o produto final ficar pronto é reduzido, a capacidade de produção aumenta, em consequência a necessidade de contratar mais trabalhadores também cresce. Porém como contratar o trabalhador ideal para determinada função? A Psicologia surge para explicar, de forma objetiva, o comportamento humano e utilizando testes que visavam categorizar os indivíduos em padrões de comportamento.
A Psicologia Aplicada ao Trabalho ou Psicologia Industrial tem como proposito de estudo diagnosticar as capacidades dos trabalhadores para as profissões, objetivando