Seleção de Mercado
Identificado as oportunidade de segmento de mercado, deve decidir quantos e quais segmentos quer atingir.
Avaliação dos segmentos de mercado – ao avaliar diferentes segmentos de mercado, a empresa deve examinar dois fatores: a atratividade global do segmento e os objetivos e recursos da empresa. A empresa deve avaliar se o segmento potencial possui características que o tornam atrativo, como tamanho, crescimento, aproveitamento, economias de escala e baixo risco. Também deve considerar se o investimento em um segmento esta de acordo com seus objetivos e recursos.
Seleção dos segmentos de mercado – a empresa deve considerar cinco modelos de seleção de mercado-alvo:
Concentração em um único segmento – A empresa pode escolher um único segmento. A empresa ganha um conhecimento profundo das necessidades do segmento e consegue uma forte presença no mercado. Além disso, desfruta de economias operacionais devido à especialização de sua produção, distribuição e promoção. No entanto, apresenta riscos como o desaparecimento do segmento ou a entrada de concorrente.
Especialização seletiva – seleção de um número de segmentos que sejam atraentes e apropriados e apresenta razões objetivas para sua seleção. Não é indispensável haver sinergia entre eles, mas todos devem ser potencialmente rentáveis. Tem a vantagem de diversificar o risco da empresa.
Especialização por produto – se especializam em um produto que pode ser vendido em vários segmentos. Por exemplo: telescópio sendo vendidos para laboratório, universidade, indústria e governo. A Empresa constrói uma reputação sólida na sua área. O risco é que o produto seja substituído por uma nova tecnologia.
Especialização por mercado – a empresa concentra-se em atender várias necessidades de um grupo particular de clientes. Por exemplo: empresa que venda uma gama de produtos para laboratórios de universidades.
Cobertura total de mercado – procura atender todos os grupos de