Seis sigma e como as ferramentas de gestão bsc e seis sigma estão relacionadas à gestão estratégica e à gestão pela qualidade
ATIVIDADES COLABORATIVAS (EAD)
SILMARA VIEIRA DA SILVA - RA: 4240834689
O PROCESSO DE SEIS SIGMA E COMO AS FERRAMENTAS DE GESTÃO BSC E SEIS SIGMA ESTÃO RELACIONADAS À GESTÃO ESTRATÉGICA E À GESTÃO PELA QUALIDADE.
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2012
1. INTRODUÇÃO
Segundo Adrietta e Miguel (2002) a sobrevivência das empresas depende do crescimento dos negócios, que hoje é determinado principalmente pela satisfação dos clientes, governada pelo tripé qualidade, preço e serviços. Esses quesitos são possíveis por meio da capabilidade do processo, que é limitado em grande parte por inúmeras variações. As limitações e variações dos processos conduzem freqüentemente ao aumento de defeitos, falhas, custos e tempos de ciclos de produção. Com a finalidade de eliminar a variação, é necessário aplicar o conhecimento certo. Para isso, primeiramente, é de fundamental importância aprender os meios existentes para aumentar a satisfação dos clientes, eliminar as variações dos processos e adquirir a excelência operacional. Portanto, tratar desse tema é de importância relevante, considerando a competitividade e as exigências que assolam as empresas na atualidade.
Uma metodologia que está se consolidando no mundo dos negócios e possibilitando grandes conquistas às empresas é o Seis Sigma, um método que se concentra na diminuição ou eliminação da incidência de erros, defeitos e falhas em um processo. A metodologia Seis Sigma visa também reduzir a variabilidade do processo (SMITH; ADAMS, 2000).
Balanced Scorecard é uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992. Os métodos usados na gestão do negócio, dos serviços e da infra-estrutura, baseiam-se normalmente em metodologias consagradas que podem utilizar a TI (tecnologia da informação) e os softwares de ERP como soluções de apoio, relacionando-a à