Gestao do trabalho
O processo do Seis Sigma
O Seis Sigma- SS, é hoje uma das mais importantes metodologias para melhoramento e crescimento dos negócios, muitos executivos falam que o Seis Sigma é um método que traz diminuição de custos aumentos na rentabilidade e melhoria na satisfação do cliente.
São varias as definições do Seis Sigma muitos autores tem seus pontos de vistas e formas de definir deferentes, e alguns deles definem como uma forma de avaliar e organizar sistematicamente as varias ferramentas estatísticas já conhecidas nas industrias. As ferramentas do Seis Sigma não inclui nada de novo, pois são usados métodos conhecidos no mercado, porem sua abordagem e forma de implementar são únicos e tem grande sucesso onde se aplica.
Seis Sigma é uma metodologia para atingir quase a perfeição no desempenho do processo, é uma estrutura que faz a conexão entre a qualidade global da organização, motiva o trabalho em equipe até que sejam atingidos os mais altos níveis de produtividade e eficácia. Tem uma mentalidade que começa pela compreensão daquilo que é critico na qualidade dos resultados que conduz a satisfação do cliente, ao retorno financeiro dos acionistas e as vantagens competitivas de mercado.
A implantação é conduzida com uma metodologia de desenvolvimento de projetos, com forte aplicação de métodos estatísticos e ferramentas da qualidade. Para dar suporte à metodologia existe uma estrutura característica formada por vários participantes são eles: Champions; Master Black belts; Black belts; Green belts e Yellow belts.
Portanto para ter sucesso com a implantação do Seis Sigma é preciso conhecer todas as suas funções, sua dimensões, como funciona, quais as principais ferramentas e quanto tempo leva para um projeto Seis Sigma aparecer. São muitas as empresas que utilizaram e tiveram sucesso com essa implantação, como no caso da pioneira Motorola e as demais: Brahma, Belogo-Mineira, Kodak, Ambec, Gerdau, cimentos Votorantim e Multibrás. Todas estão colhendo