Mais valia, alienação do trabalho fetichismo
Definir e relacionar os seguintes conceitos com o filme “Tempos Modernos”.
• Mais Valia: Trata-se de uma apropriação de valores excedentes dá produção do trabalhador por parte da empresa e do sistema capitalista, ou seja, o trabalhador produz sempre a mais do que lhe é pago, uma parte é investida em novos funcionários outra parte fica por conta do lucro exorbitante dos patrões. Resumindo, funcionários são contratados com baixos salários, com isto, os custos de produção são reduzidos e a mercadoria é vendida a preços bem maiores do custam para serem produzidas e é onde que gera o lucro extra chamado de “Mais Valia” valores estes provindos dos lucros que o sistema capitalista não repassa pagamento algum aos seus funcionários, que também podemos chamar de “Exploração do trabalho”.
• Alienação: A alienação voltada para a questão da divisão do trabalho entrou na questão onde o fruto de seu trabalho passa a não lhe pertencer, indo para as mãos dos capitalistas. Isto se deu a partir do momento em que os operários passaram a adentrar para o chão de fábrica, ou seja, produzirem e entregarem aos patrões. A Alienação traz consigo a perda da dignidade humana provinda da Mais Valia, pois perdemos a capacidade de escolha.
• Fetichismo da Mercadoria: E o desejo compulsivo de consumo das coisas que é chamado de fetichismo da mercadoria, no fetichismo dentro do ambiente de trabalho a mercadoria tem mais valor do que o próprio funcionário que a produz, prova é que a sua remuneração muitas das vezes não é nem o valor de um bem produzido.
Relacionando os temas com o filme:
A Mais Valia é mostrada no filme, nos momentos em que o dono da empresa chama pelo “encarregado” e pede para ele aumentar a velocidade das máquinas e privando os funcionários de ter pausas para descanso (como no momento em que Chaplin foi fumar no banheiro) porque com isto ele terá a produção do funcionário por todo o tempo em que ele estiver no seu posto