Sociologia
LETRAS- LICENCIATURA PORTUGUÊS/ ESPANHOL.
NATHALIA PAMELA DE ARAUJO DE VASCONCELOS.
KARLA CASTRO.
Trabalho de sociologia.
Turma: 005101E07.
SÃO PAULO.
2012.
NATHALIA PAMELA DE ARAUJO DE VASCONCELOS.
KALA CASTRO.
Trabalho de sociologia.
Trabalho apresentado à
Disciplina de pratica sociologia; do curso de letras- licenciatura português- espanhol/FMU, como forma de avaliação contínua sob, a orientação da professora: Neide.
Turma: 005101E07.
São Paulo.
2012.
Analise os conceitos de fetiche, mais valia, alienação e ideologia:
A palavra Fetiche significa: a palavra fetiche tem origem francesa e significa feitiço. O fetiche é, sobretudo, uma espécie de obsessão por alguma coisa, uma situação, pessoa, ou parte da pessoa. Uma atração ou fixação incontrolável que dá origem a um prazer intenso. Nem todas as espécies de fetiche estão diretamente ligadas à prática sexual.
Temos ainda fetiches originados por situações diversas.
[pic]
Fetichismo da mercadoria é o modo pelo qual Karl Marx denominou o fenômeno social e psicológico onde as mercadorias aparentam ter uma vontade independente de seus produtores. Segundo Marx, o fetichismo é uma relação social entre pessoas mediatizada por coisas. O resultado é a aparência de uma relação direta entre as coisas e não entre as pessoas. As pessoas agem como coisas e as coisas, como pessoas.
No caso da produção de mercadorias, ocorre que a troca de mercadorias é a única maneira na qual os diferentes produtores isolados de mercadorias se relacionam entre si. Dessa maneira, o valor das mercadorias é determinado de maneira independente dos produtores individuais, e cada produtor deve produzir sua mercadoria em termos de satisfação de necessidades alheias. Disso resulta que a mercadoria mesma (ou o mercado) parece determinar a