seila
MÉTODOS, PROCESSOS E
SISTEMAS CONSTRUTIVOS
mestre em engenharia - pesquisadora), Marta Lúcia
Rolim A. Freitas (mestranda,, Profa. UPE/UNICAP).
Os revestimentos dos edifícios representam uma parcela significativa do custo total, interferem decisivamente no planejamento da execução e são uma das maiores fontes de problemas patológicos.
Apesar disso, muito pouco conhecimento tecnológico está disponível sobre o assunto.
Neste tema de pesquisa, vem sendo realizados trabalhos cujo objetivo é o desenvolvimento de metodologias para projeto, execução e controle da qualidade dos revestimentos de argamassa e cerâmicos, buscando-se o aumento da racionalidade na aplicação dos mesmos, de forma a se obter melhor desempenho, menores desperdícios, maior produtividade e menor incidência de problemas patológicos. Os principais trabalhos desenvolvidos nesta linha de atuação, estão destacados os seguintes.
Mercia Bottura de Barros, Professor
Doutor, mercia@pcc.usp.br
INTRODUÇÃO
As mudanças que vêm ocorrendo nos últimos anos têm levado as empresas que atuam na área de construção de edifícios a buscar caminhos para se tornarem competitivas. Dentre as estratégias que vêm sendo adotadas, destaca-se a racionalização dos métodos, processos e sistemas construtivos, empregada com o objetivo principal de diminuição de custos, garantia de atendimento dos prazos de execução e incremento da qualidade dos edifícios produzidos. Os princípios da racionalização construtiva proporcionam a aplicação adequada de todos os recursos envolvidos no processo de produção, através da adequação tecnológica e da mudança organizacional dos processos tradicionais de construção.
As medidas que visam à racionalização construtiva abrangem todas as fases do processo de produção, desde a concepção até a execução e utilização dos edifícios.
Assim, essa linha de pesquisa procura contribuir com o meio técnico através do desenvolvimento e implantação de