Metodologia de pesquisa
Autor: GHAURI, PERVEZ N.
Editora: Prentice Hall Local: Londres Pags: n/d
Publicação(ano): 2005 Edição: n/d
Palavras Chave da obra:
Pesquisa; Método; Conhecimento; Ética na Pesquisa;
Principal Ideia da Obra / Capítulos:
Apresentar como se faz uma pesquisa, seja com propósitos acadêmicos ou em empresas, como ferramenta para endereçar a solução de problemas e desenvolver o conhecimento de forma concisa.
Capítulo 2: A pesquisa no estudo de negócios.
A pesquisa é um treino, que quando a pessoa chega a um determinado nível de treinamento, digamos que ele se torna um pesquisador profissional ele é uma pessoa capaz de tratar a resolução de problemas sistematicamente, analisando e tratando o problema, chegando a conclusões válidas. Diz-se que é um profissional que aprendeu a pensar e trabalhar sistematicamente.
Porque fazemos pesquisa?
O propósito de ensinar a pesquisar é tornar os alunos apitos a trabalhar sistematicamente (metodologicamente), e desenvolver a análise crítica sobre as questões antes de acreditarem no que estão vendo ou tomarem uma ação para resolver o problema.
Este conhecimento deste “método” de criar conhecimento pode e deve ser usado tanto nas universidades como nas empresas.
Em diversos pontos da nossa vida tomamos decisões baseados nas nossas experiências e conhecimentos prévios. Mas quando a decisão é muito séria e importante é fundamental um método para encontrar mais informações relevantes que nos ajudem a tomar decisões. Isto vale na nossa vida pessoal e profissional.
Assim, a pesquisa pode ser considerada um processo de resolução de problemas, dado algumas condições (Kuhn, 1970).
Pesquisa e senso comum
O autor destaca qual a diferença entre um observador que pode chegar a conclusões usando o senso comum e um pesquisador? Na página 11:
“A diferença é que observações feitas pelo pesquisador devem ser sistemáticas, questionáveis e desafiáveis. O