seguros
Texto.....do parágrafo de introdução vem aqui !!!!!.
CAPITULO: Seguros
Este capítulo apresenta a origem dos seguros, tratando de temas como os primeiros esforços na área, as principais motivações para que o tema tenha se desenvolvido e os principais aspectos relacionados com a conceituação do seguro.
SUB-CAPITULO
A História dos Seguros - Introdução
Embora possa até parecer que o assunto seguro seja tema recente da nossa sociedade pós-industrial, na verdade, estudos mostram que já existe há muitos anos a necessidade intrínseca do ser humano em projetar um futuro livre de situações desagradáveis em face das incertezas e de proteção de seu patrimônio. Grupos sociais da nossa civilização buscaram há muitos séculos atrás formas de prevenção contra ocorrências adversas e aleatórias que viessem a prejudicar seus membros. Esse conhecimento acumulado possibilitou amadurecimento e evolução do conhecimento atual de seguros.
Souza (2001,p.4) afirma que como o seguro é baseado no conceito de compartilhamento ou divisão de riscos, quando se aborda as suas origens, comumente recorre-se ao Século XIII a.C. , época dos comerciantes da Babilônia.
Segundo Mendonça (2010,p.11), “[...] a operação de seguros é uma das mais antigas – e mais bem-sucedida – forma de proteção social desenvolvida pelo homem. Para se ter uma ideia do conceito por trás desse tipo de contrato, o Código de Hamurabi, uma das normatizações legais mais antigas que se tem notícia, já trazia entre suas disposições regras de proteção muito semelhantes aos comandos das apólices modernas. Enquanto hoje o mundo moderno se preocupa com satélites, computadores, riscos ambientais ,etc., na antiga Mesopotâmia visava-se proteger as caravanas, os camelos e os animais em geral. No mais até alguns tipos de riscos são os mesmos: enchentes, tempestades, roubo de mercadorias, saques, incêndios, tumultos etc., [...] “
De acordo com a Escola Nacional de Seguros, além das caravanas, o transporte