violencia no desporto
Mas o que é a violência?
Violência é um comportamento que causa dano a outra pessoa, ser vivo ou objecto. Invade a autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado.
Mas não é apenas a nível pessoal que se dá um determinado acto de violência. Temos que no desporto a violência é muito mais usual do que poderíamos desejar. Não só a violência que parte de um jogador em relação a um colega de equipa, mas também em relação a treinadores ou a claques.
Corrupção Desportiva
A corrupção no desporto não é recente, o primeiro caso documentado de corrupção desportiva remonta aos jogos pan-helénicos da antiga Grécia, quando o lutador Eupolos subornou 3 dos seus adversários.Existem diversas formas de corrupção desportiva, mas principalmente esta divide-se em duas grandes áreas:• Corrupção ao nível dos resultados desportivos, manifestando-se esta sob a forma de suborno dos intervenientes directos, por exemplo: árbitros, atletas, treinadores etc…• Corrupção extra-competições, manifestando-se esta sob a forma de subornos aos intervenientes indirectos do fenómeno desportivo, normalmente estes desempenham cargos directivos, são agentes de jogadores, desempenham cargos em comissões que avaliam desempenhos, julgam disciplinarmente os atletas ou tem poder de voto em determinadas organizações etc….
Entre os desportos e organizações onde os casos de corrupção se têm manifestado com maior frequência destacam-se claramente as modalidades como o futebol, o boxe, as corridas de cavalos, o basebol e o ciclismo.É importante perceber por parte de todos os intervenientes no fenómeno desportivo que a corrupção só leva há perda de credibilidade do próprio desporto, podendo mesmo comprometer o futuro deste.
Para que os fenómenos de corrupção diminuam:
As organizações desportivas devem criar um código de conduta para todos os envolvidos - jogadores, treinadores, árbitros, pessoal médico e