Seguros - Indenização
Introdução 04
Conceito de indenização/sinistro/fraude 05
Tipos/indicadores de fraudes 06
Automóvel indenização/fraudes 08
Seguro DPVAT 14
Seguro de vida 23
Seguros compreensivos 33
Seguro saúde 38
Conclusão 44
Bibliografia 45
Espaço Reservado ao Professor 46
Introdução
O presente trabalho tem por objetivo aprimorar conhecimentos em relação a indenizações de seguro, passando pelos conceitos, falando de indenização dos principais ramos de seguro, abordando o temas e exemplificando através de gráficos para que tudo fique claro e coeso, para um fácil entendimento
Também discutimos as fraude em seguros e quais as consequências, demonstrando em cada ramo de seguro abordados por este trabalho.
Conceito de indenização.
O termo indenização refere-se à compensação devida a alguém de maneira a anular ou reduzir um dano, geralmente, de natureza material.
É também o nome dado à importância paga por uma seguradora ao segurado em caso de sinistro. A indenização tem previsão no Código Civil Brasileiro de 2002, em seu artigo 994, que diz “A indenização mede-se pela extensão do dano.”
No seguro existe indenização total ou parcial, o valor a ser indenizado varia conforme o valor do dano, cada ramo há uma forma de indenizar e um conceito conforme veremos ao longo do tema, lembrando que o conceito é sempre repor um dano e nunca para enriquecimento pois assim é taxado como fraude.
As indenizações de seguros de pessoas são pagas para o beneficiário ou para o próprio segurado no caso de não morte todos são pagos em valores ou para quitação de dividas no caso de seguro prestamista.
No caso do patrimonial se o sinistro for total o segurado recebe valor para repor ou reconstruir o dano causado e no caso de perca parcial é pago para um profissional arrumar o dano (no caso de auto o valor é pago para oficina)