Seguro de saude
Índice
Introdução
O senhor Nelson deslocou-se a uma companhia de seguros, com o objetivo de adquirir um seguro de saúde para o seu agregado familiar. Um seguro que fosse o mais vantajoso possível. A seguradora propôs-lhe três planos de saúde diferentes, e para saber qual é o plano mais vantajoso é necessário ter em conta diferentes aspetos, tais como o valor da assinatura mensal, o valor da tarifa noturna e diurna e os atos médicos oferecidos por cada plano.
De acordo com um artigo do site www.creditoimediato.com.pt: “O Instituto Nacional de Estatística cerca de 2,2 milhões de portugueses usufruem de um seguro de saúde. Este tipo de seguro tem sofrido um aumento gradual nestes últimos anos, devido a diversos fatores, tais como:
Rigidez do Serviço Nacional de Saúde – a existência de diversas apólices permite atingir várias coberturas (serviços médicos previstos na apólice), rede de assistência (clínicas e entidades hospitalares parceiras da seguradora), exclusões (atos clínicos não abrangidos), períodos de carência (valor mínimo de contribuições que lhe permitem usufruir dos serviços), entre outros. Estas características permitem-lhe escolher o local, a forma, a entidade, assim como, o profissional responsável pelos seus cuidados médicos.
Atualmente o Serviço Nacional de Saúde não consegue responder aos inúmeros pedidos de consultas de especialidade e cirurgias. Desta forma, só é possível eliminar esta lista de espera recorrendo ao setor privado, o papel dos seguros é minimizar os custos desta opção.
Os benefícios fiscais são outro dos fatores que levaram ao seu aumento.”
Vantagens e desvantagens dos seguros de Saúde
Vantagens
1. Acesso a grandes descontos que lhe poderão ajudar a poupar quantias surpreendentes de dinheiro na despesa dos seus tratamentos médicos. Caso possua diversas complicações de saúde, ao final do ano terá conseguido poupar valores