seguridade
SEGURIDADE(ASSISTÊNCIA)
1- Disserte sobre os equívocos que existem sobre a prática profissional do assistente social associando-o de maneira “simplista” à perspectiva assistencialista. Explicite estes equívocos.
R=A origem da profissão se deu através da filantropia, a ajuda aos pobres necessitados e isso ainda persiste em muitos profissionais até os dias de hoje, poucos são os profissionais comprometidos com o projeto Ético Político e com o código de Ética. A maioria dos profissionais não informam seus usuários de seus direitos por isso eles acham que ao procurar o serviço social eles estão procurando ajuda, faltam profissionais realmente comprometidos com a profissão e com o usuário. Isso não é exercer o Serviço Social porque a profissão não é a profissão do favor da ajuda e sim uma profissão para garantir o direito dos usuários e de toda classe trabalhadora.
2- Como podermos explicar que a assistência não deve ser reduzida a um mecanismo que atenda apenas o “emergencial”, explique através de exemplos conjunturais e estruturais.
R=A assistência não deve ser reduzida a um mecanismo emergencial porque não atende os usuários como se fosse pra atender só uma emergência e sim para guiar o usuário mostrar seus direitos, todas as ações feitas com os usuários devem ser planejadas por isso não pode ser tratado como algo emergencial. As crises na que surgiram na época da ditadura determinou esse modelo emergencial nas práticas profissionais contudo não é o que deveria acontecer, o profissional deve garantir os direitos dos usuários e também os seus como trabalhador assalariado.
3- Reflita a frase abaixo, e de acordo com o texto, explique-as com suas próprias palavras:
“Portanto, a assistência diz respeito a uma modalidade de produção de bens e serviços a uma classe social”
R=A assistência faz o trabalho que o Estado deveria fazer, ele tira sua responsabilidade que é garantir o bem de todos e joga nas mãos de