Seguridade
Com a crise do capitalismo nos anos 70 e com as medidas neoliberais, essas políticas são de transferência de renda “substitutas“ dos empregos inexistentes o que gera tensão, pois a ausência de emprego aumenta a procura pela assistência, mas esta não substitui o trabalho.
A seguridade social no Brasil
De acordo com a autora, o modelo de seguridade social implantado no Brasil foi baseada na lógica do seguro, ou seja, com o reconhecimento legal da Lei Eloy Chaves em 1923, só tinha acesso as políticas de previdência e de saúde somente as pessoas contribuintes da previdência social, enquanto que a assistência social continuava apenas como uma ação pública sem o reconhecimento legal como direito.
Segundo Boschetti, foi somente com a constituição de 1988 que as políticas de previdência, saúde e assistência social passaram a compor o sistema de seguridade social brasileiro, passando a adotar um sistema hibrido, ou seja, um sistema composto por elementos diferentes tornando-se apenas um.
Contudo, a década de 1990 foi determinante para o avanço social, mesmo assim esse modelo de seguridade social encontrou dificuldades para se consolidar, pois, os direitos conquistados pela classe trabalhadora que estavam inseridos na