seguridade social
FACIMP – FACULDADE DE IMPERATRIZ
LUANA YELÉM GONÇALVES ALENCAR
KLÍCIA FERNANDA SANTANA CARREIRO RODRIGUES
MARCOS OLIVEIRA
ANA DAMIANI CABRINI NETA
IAGO LUCENA
AFONSO LUÍZ CORREA SANTOS JUNIOR
ASSISTÊNCIA SOCIAL/SERVIÇO SOCIAL/REABILITAÇÃO PROFISSIONAL
IMPERATRIZ – MA
ABRIL/2014
Trabalho apresentado à Professora Ocionira Soares, da disciplina de Seguridade Social, da turma 2011.2/6º período, turno matutino, do curso de Direito.
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO
2- ASSISTÊNCIA SOCIAL
2.1 DIRETRIZES
2.2 CONCELHO NACIONAL DE ASSISTENCIA SOCIAL
2.3 CUSTEIO
2.4 SERVIÇO
3- SERVIÇO SOCIAL
4- REABILITAÇÃO PROFISSIONAL
4.1 BENEFICIOS
5- CONCLUSÃO
6- BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa, de cunho qualitativo, e contribuinte na aprendizagem e orientação didática ao professor em detrimento da apresentação oral dos alunos. O supracitado versa sobre a Assistência Social como ramo do Direito onde é uma obrigação do Estado para com os necessitados, com o dever de auxiliar os mesmos, visando cumprir a Lei 8.742/93 que dispões sobre sua organização, valendo ainda ressaltar outros dois assuntos de extrema importância que serão abordados, a saber:
O Serviço Social e a Reabilitação profissional, o primeiro versando sobre o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na sociedade, e o segundo, como processo prestado aos portadores de deficiência em decorrência de acidente, para que estes possam voltar a trabalhar.
2. ASSISTÊNCIA SOCIAL
Anteriormente, entendia-se que a Assistência Social não tinha autonomia por ser uma das divisões do Direito do Trabalho.
A Constituição Federal, passou então a tratar do assunto em seus artigos 203 e 204. Ela se tornou, portanto, um conjunto de