seguridade social
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho vai ser relatado como funciona a construção da Seguridade Social no Brasil 1988, e mostrar a realidade dos trabalhadores e o marcos históricos da sociedade brasileira como a Lei Orgânicas-Loas de 1993, e a Constituição Federal de 1988, e a Política Nacional de Assistência Social de 2004, e o Sistema Único de Assistência Social- SUAS (2005) e a Tipificação do Serviço Socioassistenciais de 2009.
E o enfretamento devido às organizações e as manifestações populares, a reação do Estado perante as leis de regulamentações de proteção aos trabalhadores.
2 DESENVOLVIMENTO
Podemos dizer que a Constituição Federal de 1988, ela expressou em um novo momento para toda a população brasileira de maneira tal maneira que ampliou as responsabilidades e as intervenções do Estado. Ela também expressa a ruptura histórica das insatisfações da população brasileira de um longo período de mobilização pela redemocratização do país.
A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos á saúde, a previdência e à assistência social. Também podemos afirmar que a Seguridade e uma proteção contra diversas situações que podem eliminar todas as possibilidades que uma pessoa tem de se promover para seu próprio sustento e seus dependentes.
Devido os grandes avanços que expressou a Seguridade Social foram: a assistência social, que até aquele momento não era sequer reconhecida como política social e passa pela primeira vez a ser reconhecida como um direito social. Sendo que todo tem o direito à assistência médica pública e gratuita.
No entanto ainda havia um caminho muito longo para poder trilhar e com as