Seguridade social
SERVIÇO SOCIAL- NOITE
DISCIPLINA: SEGURIDADE II- ASSISTÊNCIA
Discorra sobre o significado do assistencial na política social.
O mecanismo assistencial mantem o trabalhador na condição de assistido, beneficiário ou favorecido pelo Estado e não como um cidadão de direito. Mas ao mesmo tempo em que exclui, inclui, de maneira que atenda as suas necessidades.
Para a classe subalternizada, as políticas sociais possibilitam o acesso a benefícios e serviços que lhe são negados, expandindo os seus direitos.
O mecanismo assistencial nas políticas públicas é visto como compensatórias de carências. O assistencial permite a justificativa de um rebaixamento na qualidade dos serviços, destinados a uma população carente e minoritária.
O assistencial está vinculado às políticas emergenciais e paliativas. Assim, as políticas sociais são um conjunto de programas que não são pensadas e nem elaboradas de forma preventiva.
Explique a dupla face da política social brasileira e o papel do assistente social na execução dessas políticas.
A dupla face da política social está na inclusão e exclusão do cidadão, pois ao mesmo tempo em que atende aos interesses da burguesia, atende aos interesses da classe subalterna.
O assistente social atua nas políticas sociais de corte social ou trata como agente primordial dos programas de assistência social pública. Nasce para atender ao capitalismo. Nasce negando a assistência por atrelar a assistência social a tendência e reintegração da subordinação e da dependência, refletindo pouco a assistência e metodologia. O assistente social atua na correlação de forças, ele atribui o grau de carência do