Segurançã na Internet
SEGURANÇA NA INTERNET COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Disciplina: Estágio Básico II
Aluno (a): Priscila Bitencourt
Guaíba
2014
Segurança na internet
Resumo
Este trabalho buscou investigar os cuidados que os pais têm com seus filhos em relação à internet. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa, e realizou-se uma entrevista semi estruturada com uma mulher de 35 anos e seus filhos: um menino de 8 anos, um menino de 11 e uma menina de 15 anos. Os resultados obtidos nessa pesquisa mostraram que os pais estão cada vez mais atentos sobre as informações e tudo mais que a internet trás para seus filhos, a mídia também mostra que as coisas estão mudando em relação a “liberdade” da internet, já foi relatado vários casos onde os pais conseguiram descobrir com quem seus filhos estavam se relacionando e a má intenção dos mesmo. Com tudo isso os adolescentes estão se cuidando de certa forma, e os pais cada vez mais tendo cuidado em relação a segurança na Internet.
Palavras Chave: Segurança na Internet, Crianças, Adolescentes e Pais.
1 INTRODUÇÃO
Atualmente o mundo está ligado em rede. A Internet é utilizada para uma serie de atividades, como a economia, a política, a cultura: tudo está em rede. E o indivíduo também. São as chamadas redes sociais na era da Internet em que os jovens assumem um papel de “protagonismo”. De forma bastante simplificada, uma rede social pode ser definida como um conjunto organizado de pessoas que consiste em dois tipos de elementos: seres humanos e as conexões entre eles.
As redes sociais são um fato inerente ao existir humano. Dentro das redes, os relacionamentos de amizade ocupam grande espaço, e continuam predominando mesmo quando contabilizados somente os relacionamentos íntimos. Os pais e a escola precisam orientar as crianças e adolescentes quanto aos perigos da internet. A percepção do risco na criança é um processo em formação, pois o