Segurança na internet
O uso da Internet
Atualmente, a internet está presente no cotidiano da maioria das pessoas. O uso desta tecnologia tornou-se tão necessário às pessoas que hoje é raro quem não tem contato com a internet em casa, no celular, no trabalho ou se quer quando vai realizar um simples pagamento no banco, tudo é feito “on line”.
Hoje é muito difícil imaginar a vida sem a internet, sem usufruir das facilidades e oportunidades trazidas por ela, como exemplos desse uso podemos citar:
- ficar atualizado, até mesmo em tempo real, sobre notícias de todo o mundo;
- pesquisar por preços de mercadorias e fazer compras sem sair de casa;
- enviar sua Declaração de Imposto de Renda, emitir boletins de ocorrências, emitir certidões de Título de Eleitor;
- verificar data, locais, comprar ingressos antecipados de shows, cinemas ou teatros;
- comunicar-se rapidamente com outras pessoas, através de aplicativos para celulares, que permitem o envio e recebimento de mensagens instantaneamente;
- encontro de amigos e compartilhamento de histórias pessoais por meio das redes sociais;
Estes são apenas alguns exemplos de como podemos utilizar a internet para facilitar nossas vidas. Porém, ao mesmo tempo em que encontramos inúmeras utilidades na internet, também encontramos riscos ao acessá-la. É cada vez maior o número de vítimas por situações geradas pelo uso do computador, celular, tablets conectados à internet. Assim como a tecnologia evolui para o bem estar e facilidades, existe quem a utiliza de maneira contrária.
Riscos e golpes existentes na Internet Golpes Aplicar golpes em grandes redes, como as bancárias, por exemplo, não é uma tarefa simples e fácil, por isso fraudadores vêm concentrando mais esforços na exploração da fragilidade dos usuários. Muitos dos golpes aplicados na Internet podem ser considerados crimes contra o patrimônio, tipificados como estelionato. Exemplos: - Furto de Identidade: com o objetivo de obter vantagens indevidas