Segurança na internet
Carla Castro
Resumo
Apresenta de forma geral a segurança na internet. Aborda o momento atual da internet no mundo. Analisa as formas de ataques mais frequentes aos computadores por meio da internet. Mostra os principais meios de se proteger contra ataques de vírus. Destaca o crescimento das redes sem fio e os meios por qual podem os computadores ser invadidos por Crackers. Elucida alguns termos utilizados no meio da segurança da internet. Estuda os antivírus mais utilizados no mercado tanto os gratuitos como os pagos. Estuda os riscos e perigos das redes sociais. Dá dicas de como se proteger na internet.
INTRODUÇÃO
A Internet tem se tornado o maior meio de difusão e troca de dados conhecidos até hoje. A cada dia que passa, milhares de novos computadores são adicionados a esta rede, e pouca gente sabe que ao se conectar a um provedor e obter um endereço IP, ela está tornando-se um nó desta imensa rede. Na característica de nó de rede, podemos prover dados, ou apenas ser mais uma máquina surfando na web, mas em qualquer uma das formas, estamos permitindo a transmissão de dados em ambas as direções. Uma das ameaças mais comuns tem um principio bastante simples: se passar por outra pessoa. Quando enviamos e recebemos mensagem pela Internet não existe certificação nenhuma com relação a autenticidade do emissor. A menos que você possua uma assinatura digital, que é única e intransferível, mas esta é uma realidade de poucos. Mas em meio a tanta tecnologia, muitas pessoas usam para obter o que querem métodos totalmente análogos, como por exemplo, a Engenharia Social. Muitas pessoas mal-intencionadas usam da psicologia para obter informações de cunho restrito. Tal técnica consiste em convencer alguém de dentro de uma empresa, que você é confiável e que pode receber informações restritas.
Existe uma grande quantidade de técnicas de como se obter dados para invasão de alguns sistemas. Em proporções quase parecidas, temos também