Resumo PCN parte 2
Eixos de conteúdo
Ao ensinar uma língua estrangeira, o professor usa do conhecimento (sistêmico, de mundo entre outros) que o aluno já tem. Esses conhecimentos compõem a competência comunicativa do aluno que através de atividades, utilizando o conhecimento sistemático na conversação e a produção textual suas capacidades discursivas irão melhorar. Desta forma aprendendo a gramatica ao criarem enunciados.
O conhecimento de mundo se refere ao conhecimento convencional que as pessoas tem sobre as coisas do mundo é o seu pré conhecimento do mundo
O conhecimento textual é o conhecimento usado para organizar textos orais e escritos.
O PCN visa a orientar o professor que irá trabalhar com o ensino de língua estrangeira moderna, sobre a importância de se conduzir o trabalho do ensino segundo as alternativas tecnológicas disponíveis com ênfase nos processos comunicativos.
Havendo, na escola, acesso a revistas, jornais, livros, TV, vídeo, computador etc., típicos do mundo fora da sala de aula, esses recursos podem ser usados na elaboração de atividades, para deixar claro para o aluno a ligação do que se faz em sala de aula com o mundo exterior mostrando as possibilidades que existem fora da sala de aula de se continuar a aprender Língua Estrangeira.
Componentes de tarefas utilizadas:
* O insumo, que pode ser verbal ou não-verbal; por exemplo, um diálogo ou uma seqüência de figuras;
* A atividade, isto é, o que fazer com o insumo; por exemplo, responder um questionário, resolver um problema, fornecer informações a partir de gráficos;
* A meta, isto é, o que se quer atingir; por exemplo, a troca de informações pessoais ou sobre lugares, eventos etc.;
* Os papéis, tanto