Segurança
DISCIPLINA: Noções de prevenção e controle de perdas
PROFESSOR:
ALUNOS:
Introdução
Identificando quais são suas reais perdas e principais causas, a empresa valida suas operações de prevenção de perdas, identifica novas vulnerabilidades, riscos e oportunidades, permitindo-se criar soluções de melhoria.
Trabalhar o conceito de prevenção de perdas hoje é uma necessidade vital para a saúde financeira das empresas em geral, principalmente as redes varejistas. Isto ocorre, devido a sua característica de distribuição em massa mantendo alto valor de estoques para atender a velocidade do negócio, gerando conseqüentemente um grande volume de avarias e extravios.
A EVOLUÇÃO DO PREVENCIONISMO
O início da Revolução Industrial em 1780, a invenção da máquina a vapor por James Watts em 1776 e do regulador automático de velocidade em 1785, marcaram profundas alterações tecnológica sem todo o mundo. “Permitindo a organização das primeiras fábricas modernas e Indústrias, o que significava uma revolução econômica e social também acarretou os primeiros acidentes de trabalho e as doenças profissionais, que se alastravam e tomavam proporções alarmantes”
Este avanço tecnológico permitiu a organização das primeiras fábricas modernas, a extinção das fábricas artesanais e o fim da escravatura, significando uma revolução econômica, social e moral. Contudo, foi com o surgimento das primeiras indústrias que os acidentes de trabalho se alastraram, tomando proporções alarmantes. Os acidentes eram, em grande parte, provocadas por substâncias e ambientes inadequados, dadas as condições subumanas em que as atividades fabris se desenvolviam, e grande era o número de doentes e mutilados. Esta situação continuou até a Primeira Guerra Mundial, apesar de apresentar algumas melhoras com o surgimento dos trabalhadores especializados e mais treinados para manusear equipamentos complexos, que necessitavam cuidados especiais para