Segurança
AUTORIA: Factor Segurança, Lda
PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 143 (Novembro/Dezembro de 2002)
1.
INTRODUÇÃO
A sinalização de segurança tem por objectivo chamar a atenção das pessoas, de forma rápida e inequívoca, para as situações que, nos espaços onde elas se encontram, comportem riscos para a sua segurança.
A sinalização de segurança deverá existir em todos os locais de trabalho, qualquer que seja a actividade, para abranger quer os trabalhadores quer todos aqueles que temporariamente aí se encontrem (ex.: visitas, fornecedores, prestadores de serviços externos), mas também nos locais que habitualmente se encontram abertos ao público.
A sinalização de segurança e saúde reveste várias formas - sinais coloridos; acústicos; verbais; gestuais - adaptando-se à situação que pretendem prevenir, mas de certo modo, todas elas se complementam entre si.
A forma utilizada, a cor, o número e dimensão dos sinais de segurança dependerão da importância dos riscos, dos perigos existentes e da extensão da zona a cobrir.
Todos os equipamentos de sinalização de segurança deverão ser mantidos em bom estado de conservação (limpeza e funcionamento), não devendo ser confundida ou afectada por qualquer outro tipo de sinalização ou fonte emissora estranha à sinalização de segurança.
2.
FORMAS DE SINALIZAÇÃO
Existem várias formas de sinalização universais e que se complementam entre si: É Sinais coloridos (pictogramas ou luminosos) para assinalar riscos ou dar indicações; É Sinais acústicos habitualmente para assinalar situações de alarme e de evacuação; É Comunicação verbal;
É Sinais gestuais para que, quando a comunicação de viva voz não seja possível, se possam dar as indicações necessárias.
2.1 SINAIS COLORIDOS (PICTOGRAMAS)
A forma geométrica e o significado dos sinais de segurança, bem como a combinação das formas e das cores e seu significado nos sinais estão indicados nos quadros 1 e 2.
FORMA