CULTURA ORGANIZACIONAL
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DE PESSOAS
RAFAELA DO ESPIRITO SANTO DE CIRQUEIRA
ANALISE DOS ESTUDOS DE CASO
MAGAZINE LUIZA E CULTURA NAZISTA
Salvador
2013
RAFAELA DO ESPIRITO SANTO DE CIRQUEIRA
ANALISE DOS ESTUDOS DE CASO
MAGAZINE LUIZA E CULTURA NAZISTA
Trabalho apresentado à disciplina Cultura Organizacional, valores, mudanças e motivação, da Faculdade São Bento da Bahia, para obtenção parcial de nota no curso de Pós Graduação Lato Sensu em Gestão de Pessoas.
Orientador: Profa. Esp. Barbara Figueredo e Prof. Me. Cleber Reis.
Salvador
2013
SUMÁRIO
1
INTRODUÇÃO
4
2
ANALISE DOS ESTUDOS DE CASO
5
3
CONSIDERAÇÕES FINAIS
8 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
4
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi elaborado para mostrar a grande diversidade que cada grupo possui ou conquista com seus hábitos. Cada organização têm uma vida própria, que inclui formalidade nas regras, formas de comunicação, estilos gerenciais, formas de tratamento dos funcionários, benefícios, etc... Exemplificando, embora o Banco Brasil e a caixa econômica sejam instituições bancárias, têm forma de atendimento diferente, normas internas e formas de se estruturar que exigem um tempo de adaptação a um novo funcionário, que venha de uma organização para a outra. Qualquer pessoa que tenha trabalhado em diversas empresas, mesmo do mesmo ramo, pode perceber isso a partir de sua própria vivência pessoal. Estas pessoas têm que se adaptar a novas regras, com mais formalidade ou informalidade nas relações pessoais. Esses aspectos são parte da cultura de cada organização.
5
2. ANALISE DOS ESTUDOS DE CASO
A Cultura Organizacional da rede varejista Magazine Luiza é promover a união interna da loja. Motivando seus funcionários sem diferenciar