Segurança, qualidade de vida e sindicatos
Quantidade de acidentes com CAT Registrada (Paraná) 2007 39.545 2008 40.940 2009 40.400
7,6%
7,4%
7,6%
B - EPI PARA PROTEÇÃO DOS OLHOS E FACE B.1 - Óculos
B.2 - Protetor facial
B.3 - Máscara de Solda
E - EPI PARA PROTEÇÃO DO TRONCO E.1 – Vestimentas
E.2 - Colete à prova de balas de uso permitido para vigilantes que trabalhem portando arma de fogo, para proteção do tronco contra riscos de origem mecânica.
F.1 - Luvas
F.3 - Manga
G.1 - Calçado
H.1. CINTURÃO DE SEGURANÇA
Um programa de Qualidade de Vida busca encorajar e apoiar hábitos e estilos de vida que promovam saúde e bem estar. Cuidar da alimentação e saúde, praticar algum esporte, realizar tarefas prazerosas, a realização pessoal, as relações interpessoais (comunicação que ela tem consigo mesma), os pensamentos positivos, as energias que nós transmitimos ao longo do dia. Qualidade de vida não é fugir dos problemas, mas aprender a enfrentálos com sabedoria, qualidade de vida refere-se ainda aos valores, á filosofia, aos propósitos das pessoas, ás tradições familiares, á cultura, ao lazer, enfim, qualidade de vida necessita satisfazer muitos aspectos ligados a diversas áreas da vida cotidiana. E falando em qualidade de vida, o psicólogo americano Abraham Maslow, desenvolveu a proposta da hierarquia das necessidades, também conhecida como a Pirâmide de Maslow, onde as necessidades humanas estão divididas em cinco categorias:
Fisiológicas, Segurança, Social, Estima e Auto-realização.
Ele propõe a existência de uma hierarquia entre essas categorias, e conclui que um ser humano não consegue satisfazer uma categoria de necessidades sem ter satisfeita a categoria anterior.
Mas e a satisfação no trabalho? E a qualidade de vida no trabalho? Digamos que a qualidade de vida no trabalho esteja ligada diretamente a um ambiente saudável, onde as pessoas possam