Sftware livre
Software livre e licenciamento
Software livre é uma expressão formalizada pela primeira vez por Richard Stallman, no início do Projecto GNU e posteriormente pela Free Software Foundation como braço legal do projeto.
Todo e qualquer programa de computador cuja licença de direito de autor conceda ao utilizador as seguintes 4 liberdades é considerado software livre: • Liberdade 0: A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito. • Liberdade 1: A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades. Acesso ao codigo fonteé um pré-requisito para esta liberdade. • Liberdade 2: A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo. • Liberdade 3: A liberdade de aperfeiçoar o programa, e redistribuir seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade possa se beneficiar. Acesso ao codigo fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
A realização de tais ações é reservada, pelo conceito de direito de autor, aos detentores dos direitos, que necessitam permitir, de forma explícita, estas liberdades recorrendo a uma licença de software livre. A remoção de qualquer uma das quatro liberdades descritas descaracterizaria sua condição de software livre. Ao optar pela disponibilização de um software livre, seu criador deve escolher qual licença o software adotará. As licenças de software livre permitem que o desenvolvedor/criador abdique de alguns direitos seus, estabelecidos pelo copyright, determinando quais são esses direitos e suas condições de aplicação. Este documento (licença de software livre) é normalmente distribuído junto com o código-fonte do software.
A popularização das licenças de software livre se deve ao fato da garantia jurídica que estas fornecem aos utilizadores de que não estão cometendo atos de infração de direito de autoria ao copiar ou modificar o software. Qualquer desenvolvedor pode estabelecer e