Segurança no Trabalho
A grande necessidade, desde há muito comprovada, de ajudar o homem a agir com conhecimento e calma no combate ao incêndio levou o Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) a elaborar este manual informativo. O SESMT reuniu uma série de informações básicas sobre o conceito e a natureza do fogo, bem como os equipamentos e métodos necessários para combatê-lo em casos de emergência. O modo correto de extinguir o fogo significa a salvação de muitas vidas humanas. Leia atentamente as instruções e procure divulgá-las no seu ambiente de trabalho.
RESUMO:
CLASSE
SÍMBOLO
TIPO DE FOGO
EXEMPLOS
EQUIPAMENTO A UTILIZAR
ÁGUA
PÓ QUÍMICO "BC"
CO2 (GÁS CARBÔNICO)
ESPUMA MECÂNICA
Materiais sólidos de fácil combustão
Madeira, papel, roupas, etc.
SIM
NÃO
NÃO
SIM
Líquidos inflamáveis e gases
Gasolina, álcool, solventes, etc.
NÃO
SIM
SIM
SIM
Equipamentos elétricos energizados
Computador, aparelhos eletrodomésticos, motores, etc.
NÃO
SIM
SIM
NÃO
INTRODUÇÃO
O fogo é tanto útil como destruidor. Sob controle, presta grandes serviços, desde o simples fogão doméstico até as fundições, fornalhas e outras operações industriais. Descontrolado, isto é, quando chamamos de incêndio, causa prejuízos e as vezes grandes sinistros, envolvendo muitas vidas humanas. Devemos lembrar sempre que "o incêndio acontece onde a prevenção falha". O ideal é realizar um bom trabalho de prevenção de incêndio evitando-se assim o começo do fogo.A seguir descrevemos as principais causas de um incêndio:
Sobrecarga elétrica: evite ligar dois ou mais aparelhos numa só tomada, pois isto sobrecarrega o sistema elétrico, provocando superaquecimento dos fios com possibilidade de curto-circuito.
Fusíveis: quando um fusível queima seguidamente é porque há problema de instalação elétrica. Jamais reforce os fusíveis pois anularia sua função de segurança.
Equipamentos elétricos: desligue completamente os equipamentos